terça-feira, 13 de abril de 2010

Veja a diferença com outros olhos

Veja a diferença com outros olhos

Conheça o Encontro da Nova Consciência e reflita sobre a diversidade
Há dezoito anos consecutivos ocorre na cidade de Campina Grande, na Paraíba, o "Encontro da Nova Consciência", organizado por uma ONG local que aproveita o período de carnaval para transformar a cidade no palco de um dos mais diversificados e multiculturais eventos do planeta. Sim, você leu certo: do planeta. Durante cinco dias, a cidade é tomada por incontáveis pessoas de todas as partes que optam por um carnaval diferente, um carnaval da alma, ou "almaval", termo inventado que acabou pegando.
Muito se fala numa "nova consciência", mas o que é, afinal, esta mudança de paradigma, esta renovação conceitual? Há diversas opiniões sobre isso, porém uma em específico sempre me chamou a atenção: a nova consciência é o entendimento da diversidade. Temos em nosso mundo culturas inteiramente diversas umas das outras e, dentro destas mesmas culturas, as idéias e pessoas são também singulares. No velho modo de ver, vivemos em torno da cultura da dominação, a partir de um raciocínio dualista que divide o mundo em "vitoriosos" e "derrotados". Isso inclusive se manifesta localmente, num espaço micro, quando pensamos que o nosso modo de ver, pensar, sentir e amar é o único possível e quem vê, pensa, sente e ama diferente é "maligno". A nova consciência seria, portanto, um modo diferente de entender a diversidade do mundo. Não significa simplesmente tolerar a diferença, pois "tolerar" é um termo que traz implícito um sentido de "agüentar, suportar". Significa, isso sim, conseguir apreciar a beleza do diferente, mesmo não gostando dele. Significa conviver, coexistir, e nada disso implica em anular suas crenças e gostos pessoais.
Há no mundo os que crêem em Deus de diferentes formas, há os que não crêem e há os indiferentes quanto a esta questão. Há homens que amam mulheres, homens que amam homens e mulheres que amam mulheres. Há até assexuados! Poderíamos citar aqui um sem-fim de diferenças, mas você mesmo pode pensar em tantas outras. O que importa, aqui, é o seguinte ponto: por que tais diferenças são vistas como um problema? Ao contrário, elas são uma solução! Não apenas uma solução contra o absolutismo, como também uma demonstração de como o ser humano é capaz de inventar novas formas de ser, sentir, amar e pensar.
Uma nova consciência, portanto, cria um novo mundo. Não é à toa que o lema do Encontro da Nova Consciência em 2009 será "Cidadania Planetária: o Caminho da Paz". Conforme sempre lembra Pedro Camargo, escritor e cineasta que há anos atua como "mestre sem cerimônias" do evento, o Encontro da Nova Consciência não se resume a um encontro esotérico ou religioso. Afinal, além das palestras sobre esoterismo e religião, há também conferências de naturezas outras, como as palestras sobre diversidade sexual, o tradicional encontro de ateus e agnósticos, encontro de jogadores de RPG, e tudo o que a sua imaginação conseguir conceber - e um pouco mais!
Você consegue imaginar um padre católico subindo num palco ao lado de uma sacerdotisa yorubá? Enquanto isso, na sala ao lado, ateus discorrem sobre ceticismo. E jovens gays afirmam sua forma de amar. E pessoas jogam RPG(do inglês Role Playing Games, jogo de interpretação de papéis). Tudo isso ao mesmo tempo, num encontro único que conclama: sim, a paz é possível. Sim, é possível existir ao lado de quem é diferente de mim, mantendo meu próprio pensamento e entendendo o modo de vida do outro.
Abrir-se a uma nova consciência nem sempre é fácil. Não basta ir ao evento, trata-se de um trabalho constante de auto-observação, a partir do qual nos tocamos de nossa própria mania de impor nossos pontos de vista aos outros. "Abrir-se a uma nova consciência nem sempre é fácil. Não basta ir ao evento, trata-se de um trabalho constante de auto-observação, a partir do qual nos tocamos de nossa própria mania de impor nossos pontos de vista aos outros. " E é normal que derrapemos, afinal fomos criados numa cultura que prega o medo ao que é diferente. Abrir-se a uma nova consciência é libertar-se deste medo, aprendendo a confiar que o diferente não morde, e que às vezes é preciso apenas ouvir o que o outro tem a nos dizer para compreendermos melhor esta outra realidade que se descortina.
Sinta-se, portanto, convidado(a) a experimentar um carnaval diferente de tudo o que você já viu e viveu. E não se preocupe, haverá música, pois a arte não pode deixar de faltar num encontro assim. Desde rock até shows de música típica, passando por mantras indianos, o "almaval" de Campina Grande promete entretenimento e aprendizado para todos os gostos. Por cinco dias, você descobrirá que a paz é possível. E se estes dias se estenderem pelos outros trezentos e sessenta, você se tornou um agente da paz. Mais do que alguém que espera pelo fim dos conflitos: alguém que torna possível este mundo melhor.
Saiba mais em www.novaconsciencia.com.br
SOBRE O AUTOR
Alexey 
Dodsworth
Astrólogo há mais de vinte anos, graduado em Filosofia e diretor técnico da Central Nacional de Astrologia. Autor das interpretações de Astrologia, Tarot e Runas do Personare.

Sem comentários:

Enviar um comentário

CLIQUE AQUI::::

Clique...vá pelos seus dedos...

Leemails.com

Eu Linko!

Eu Linko

é só somar...é fácil e ganhas uns trocos...

LeePubli.com

ganhe uns trocos...vale sempre a pena dar uma olhada

Publipt! Clique Aqui!

clicando...entenderás...