quinta-feira, 15 de abril de 2010

Besame mucho por Mônica Vitória 2

Beijar é uma delícia, mas antes é preciso algumas dicas e cuidados!
É verdade que o beijo, quando dado com vontade, é muito gostoso e faz muito bem. Contudo é bom ficar alerta para as conseqüências negativas que ele pode provocar. Por trás do romantismo, o beijo na boca continua sendo uma troca de fluídos corporais. Prepare-se para ficar com "nojinho": cada gota de saliva possui mais de um bilhão de bactérias e, durante um beijo, até mais de 250 tipos diferentes podem ser passados de uma boca para outra. A fixação dessas bactérias não é tão simples, mas ainda assim essa troca de substâncias pode oferecer riscos.
De acordo com o infectologista Paulo Olzon, chefe da disciplina de Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPM), algumas doenças podem ser adquiridas por via oral. "É possível encontrar, na boca, uma série de agentes infecciosos que põem a saúde em risco. As doenças respiratórias e as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são exemplos de infecções que podem ser contraídas pelo beijo", esclarece Olzon, citando, ainda, a herpes, a hepatite, a gengivite, o citomegalovírus e a meningite.

Xiiii!

Paulo Olzon chama a atenção para a mononucleose, conhecida como "a doença do beijo", por ser facilmente transmitida através do contato com a saliva. "A mononucleose infecciosa é uma doença benigna, que não leva à morte, mas pode provocar muito mal-estar e transtornos no dia a dia. O vírus entra por via oral e causa febre alta por muitos dias, inflamação nos gânglios do pescoço e até o comprometimento do fígado e do baço", adverte o médico. A doença, porém, confere imunidade permanente e raramente apresenta manifestações em uma segunda infecção.

A intenção não é "cortar seu barato" em hipótese alguma. Olzon apenas alerta para a banalização do beijo, que ultimamente se tornou um modismo, como se sair beijando vários desconhecidos em uma noite fosse um comportamento inofensivo. "Muito se fala sobre as DSTs hoje em dia, mas poucos se lembram que muitas dessas doenças, como a sífilis e a gonorréia, não são transmitidas somente através do contato genital. Jovens que beijam 10, 20 bocas de uma vez estão muito mais expostos aos riscos. Valorizar o instinto de autopreservação é fundamental", recomenda o médico. Portanto, beije consciente!

“Mude o ritmo de vez em quando e explore outro repertório... E se entregue. Sempre existe uma nova maneira de beijar”

Para beijar muuuito

Se você for atenta o bastante, já percebeu que um beijo nunca é igual ao outro - ainda que com a mesma pessoa. Segundo o terapeuta Sergio Savian, existem muitas formas de beijar e o sucesso do beijo vai depender da sintonia entre o casal e vice-versa. O antiqüíssimo texto do Kama Sutra, por exemplo, ensina mais de 20 formas de beijar e algumas mordidas.

Savian dá uma sugestão para quem ainda está inseguro sobre como usar sua boca da maneira correta: "Comece de forma suave, para sentir bem os lábios do parceiro. Dê pequenos beijos mais secos de início e, aos poucos, vá molhando. Salivar muito logo no começo, se não houver ainda intimidade com a pessoa, é desagradável. Depois você pode tornar o beijo mais intenso, mas sempre tentando o equilíbrio entre as incursões das língua na boca um do outro. Mude o ritmo de vez em quando e explore outro repertório. E se entregue. Sempre existe uma nova maneira de beijar", descreve o terapeuta.

Dicas para melhorar a qualidade do beijo

Para Savian, a criatividade, a entrega, e meditação e a tonicidade dos músculos são fatores que influem bastante no resultado final e que podem melhorar a qualidade do seu beijo. "A gente só aprende a beijar beijando, e quanto mais beijamos, mais a prática se aperfeiçoa. Mas é claro que há outras coisas que podem ajudar nesse desenvolvimento", assegura.

Ansiedade, mau hálito, problemas respiratórios e fonoaudiológicos quase sempre complicam o beijo. "Por isso, é sempre bom trabalhar a respiração, fazer atividades como yoga e cultivar uma boa higiene bucal", complementa o terapeuta. Lembre-se de que fumo, bebida em excesso e má alimentação também contribuem para o mau hálito!

E como se preparar fisicamente para um bom beijo? De acordo com Sergio Savian, relaxando e treinando os músculos que serão usados. "Profissionais que trabalham com a voz, e por isso precisam aprender a respirar adequadamente e exercitar a musculatura da boca, tendem a ter um beijo bom, pois suas bocas têm flexibilidade e tônus", exemplifica. O terapeuta indica alguns dos diversos exercícios que você pode fazer em casa. Anote e pratique:

Sente-se num lugar confortável, com a coluna reta e os braços soltos, e faça os movimentos abaixo.

- Solte bem devagar a cabeça em direção ao ombro direito. Respire nessa posição e vá com a cabeça para o outro lado, em direção ao ombro esquerdo. Depois olhe para o lado direito, por cima do ombro. Respire. Olhe por cima do ombro esquerdo. Respire. Solte a cabeça para a frente, estirando a nuca. Vá com a cabeça para trás, alongando o pescoço. Respire. Gire a cabeça para um lado e depois para o outro. Pronto, você soltou seu pescoço.

- Massageie a face com a ponta dos dedos. Em torno da boca, maxilar, mandíbula, ao redor das orelhas, ao lado do nariz, abaixo dos olhos. Massageie a garganta e o pescoço. Com a palma das mãos massageie o meio do peito. Legal. Solte sempre o ar. Solte a tensão. Talvez você tenha vontade de bocejar, e isso é bom. Assim estará descarregando a tensão.

- Com a boca fechada, sem mostrar os dentes, faça o movimento de esticá-la, como se fosse dar risada, e depois faça biquinho. Respire pelo nariz e continue fazendo esse movimento. Esta é uma das coisas que podem ser feitas para "exercitar" os lábios.

- Projete a língua para fora e para a direita e depois para a esquerda, algumas vezes. Descanse e respire. Agora, língua para fora e para baixo, sobre o lábio inferior, e para cima, tentando tocar o nariz. Para baixo e para cima, várias vezes. Respire sempre.

- "Kung fu da língua": amarre um barbante no cabinho de uma maçã e segure a outra ponta, de modo que a fruta fique suspensa. "Boxeie" a maçã usando apenas a língua, empurrando-a para frente de forma constante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

CLIQUE AQUI::::

Clique...vá pelos seus dedos...

Leemails.com

Eu Linko!

Eu Linko

é só somar...é fácil e ganhas uns trocos...

LeePubli.com

ganhe uns trocos...vale sempre a pena dar uma olhada

Publipt! Clique Aqui!

clicando...entenderás...